Combate entre professores no NECIM


Durante a oficina realizada para a turma de Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação, nas dependências do NECIM, Prof. Geonir e colegas da turma participaram das atividades no intuito de usar a prática do xadrez como recurso auxiliar em suas salas de aula.
A disputa mais longa foi entre a Prof.ª Lea Cristina e a Prof.ª Rosângela, movimentando os demais em torno do jogo.
Agradecemos o convite para a realização da atividade e a atenção de todos durante o processo.

  Foto: Fabiane Silva
  Da esquerda para a direita: Prof.ª Rosângela, Prof. Júlio, Prof. João e Prof.ª Lea Cristina




Bairro Fonseca na disputa entre tronos

Alunos do 4º ano da E.M.E.F. Henrique Germano Brockmann iniciaram nesta tarde os primeiros passos na aprendizagem do xadrez.
A professora Carmem Lucia da Rosa Born - Licenciada em História pela UCPel - acredita que o trabalho pode auxiliar no desempenho dos alunos nas diferentes disciplinas trabalhadas, pois o xadrez remete à calma e à concentração.
Nas próximas semanas acontecerá a experiência que será documentada de várias formas e divulgada neste blog. 
Bom trabalho a todos nós.


                      Fotos: Fabiane Silva

Xadrez Itinerante no Simpósio realizado pelo NECIM


Gostaríamos de agradecer de público a todos os participantes do Minicurso Xadrez Itinerante realizado na tarde do dia 21 de outubro. E em especial ao Prof. Márcio Jardel Canez, Prof. Ederlan Martins Moreira e Prof.ª Léa Cristina Borges pelo apoio integral na organização e fotografias durante o trabalho.
Salientamos a presença da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Canguçu através da Prof.ª Milena, supervisora da SMEE.
O agradecimento de carinho é direcionado à Prof.ª Mª Rose de Pinho Vargas, que mesmo em face de tantos compromissos não esquece dos seus alunos.
Esperamos que esta atividade contagie os professores que lá estiveram e que, cada vez mais, o Xadrez seja inserido em nossas escolas.

                                        Foto: Fabiane Silva

A seguir algumas imagens do evento
Fotos: Márcio Canez


Participem da 7ª edição do Simpósio Sul-rio-grandense de Professores de Ciências e Matemática, que ocorrerá no período de 19 a 21 de outubro no IFSul – Campus CAVG.
O encontro é realizado pelo Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática - NECIM, com a intenção de proporcionar a troca de experiências dos professores da região.
O trabalho Xadrez Itinerante estará sendo apresentado em forma de minicurso na tarde de sexta-feira a partir das 14h. 
Em anexo segue a programação do evento.



Ginástica da mente movimenta a Escola Getúlio Vargas

            Integração de alunos de várias idades

Na tarde do dia 13 de setembro a E.M.E.F. Presidente Getúlio Vargas, localizada no Bairro Vila Nova, recebeu a oficina Xadrez Itinerante.
Visando a complementação do trabalho realizado pela Profª Daniela Bubolz, a oficina aprofundou os conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre a prática do xadrez.
           Normas de anotação enxadrística e partidas de grandes mestres foram estudadas por alunos do 4º ao 9º anos.
          Convém ressaltar a participação colaborativa da Profª Clara, da Direção e Coordenação da Escola. Onde todos os recursos necessários foram disponibilizados.
                                          Foto: Fabiane Silva

PROTEGER O REI PARA VENCER O OPONENTE

Xadrez Itinerante vai às escolas e pretende formar multiplicadores

Astúcia, paciência, estratégia e decisão são algumas das importantes habilidades aprendidas com o jogo de xadrez. Proteger o rei é a máxima. Para isso, os alunos aprendem a usar o exército, as peças de forma a defender o soberano como também combater o exército oponente. Sem dúvida, um jogo de estratégia que desenvolve o raciocínio.
 
Na tarde de 1º de setembro, na E.M.E.F. Dom Pedro II, esteve  presente o projeto Xadrez Itinerante, sob a coordenação da professora de Matemática Fabiane Beletti da Silva para fazer um intercâmbio junto aos alunos do 5º, 7º e 8º anos que já praticam xadrez na Escola sob o comando da profª de Educação Física  Daniela Bubolz, semanalmente, à tarde.

        A ideia do Xadrez Itinerante é divulgar a modalidade nas escolas da sede, envolvendo as redes Municipal e Estadual do Ensino Fundamental. A intenção, futuramente, é expandir a ação para as escolas do interior.
O Xadrez Itinerante vai às escolas, divulga o projeto e ensina seus fundamentos de maneira prática já envolvendo o jogo em si, além de estimular aqueles alunos que já são praticantes. Um diferencial do projeto é que o material utilizado na confecção dos tabuleiros e peças é reaproveitável. Ferragens, rolhas e peças de automóveis tidos como sucata dão vida ao jogo,  despertando para o senso ambiental.
Segundo Beletti, o projeto tem duas fases. A primeira delas fechará agora, em setembro, referente à divulgação. Já a segunda, será a partir de outubro, tendo por meta o maior aprofundamento do projeto e a formação  dos “multiplicadores do xadrez”. Ainda, está previsto um torneio para este ano.

Por: Volnei Ceron dos Santos


XADREZ NAS ESCOLAS

   

Uma alternativa na aprendizagem

O Xadrez é a arte da estratégia e a ginástica da mente.
Auxilia no desenvolvimento da concentração, da criatividade e da segurança perante situações de crise.
Pensando nesses benefícios, a Secretaria de Educação e Esportes do município de Canguçu, iniciou o projeto de implementação dessa prática em suas Escolas.
Além de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, as atividades planejadas pela Secretaria, proporcionam o envolvimento dos alunos em turno inverso nas suas Escolas, agindo em parceria com o Projeto Adolescência Sadia, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Bem Estar Social e Secretaria de Educação e Esportes, na prevenção à violência a ao uso de drogas.
O projeto encontra-se sediado nas dependências do Esporte Clube América, onde a intenção futura é estabelecer definitivamente um centro de atividades para os adolescentes em turno inverso.
O blog Xadrez Itinerante visa a divulgação das atividades realizadas e dos relatos dos profissionais e dos alunos envolvidos.
Um bom trabalho a todos nós!!!